Translate

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PSICOTHEREMIN ENTREVISTA DARLAN GOMES

A CENA DA MÚSICA INDEPENDENTE PARAENSE NÃO TEVE SEU INICIO ISOLADO EM BELÉM. ENQUANTO BANDAS ERAM FORMADAS E DISCOS HISTÓRICOS COMO: FAZINE DA SUZANA FLAG, RÁDIO 2000 DA STEREOSCOPE E ELETROLA ERAM GRAVADOS E DISTRIBUÍDOS, ENQUANTO NORMAN BATES, MOSAICO DE RAVENA E ÁLIBI DE ORFEU FAZIAM HISTÓRIA UMA OUTRA HISTÓRIA ERA CONSTRUÍDA PARALELAMENTE BEM LONGE DA CAPITAL, BANDAS EXCURSIONAVAM POR VILAREJOS ISOLADOS, DISCOS NADA CLÁSSICOS ERAM GRAVADOS. MAS SEM UM MAIOR PODER DE FOGO PARA ALCANÇAR BELÉM, ESSA HISTÓRIA PRATICAMENTE SE PERDEU MAS OS “HERÓIS” AINDA VIVEM, E É COM UM IMENSO PRAZER QUE EU ENTREVISTEI  DARLAN GOMES, 31 ANOS, GUITARRISTA, COMPOSITOR E VOCALISTA DA BELLA VALENTINA. UMA DAS LENDAS DAQUELES LOUCOS DIAS.
PRIMEIRO CONTE COMO COMEÇOU A BANDA, QUEM FORAM OS FUNDADORES, QUAIS ERAM AS PRETENSÕES?

DARLAN - A BANDA COMEÇOU QUANDO VOCÊS VIERAM TOCAR AQUI PARA ABRIR UM SHOW DO ROCK ROCKET (RISOS) NA ÉPOCA TRABALHAVA COMO PRODUTOR DOS DESTRUIDORES DE TÓQUIO E NAQUELA NOITE CONHECI O JAILSON SIQUEIRA QUE ESTAVA TRABALHANDO COMO ROADIE DO DDT NAQUELA APRESENTAÇÃO, CONVERSAMOS E EU DISSE QUE TINHA UM PROJETO, DAI ELE ME CONVIDOU PARA UMA APRESENTAÇÃO ONDE EU ESTAVA NA GUITARRA E ELE NA BATERIA CONVIDAMOS DOIS MÚSICOS E ASSIM COMEÇOU TUDO, DOIS FINAIS DE SEMANAS DEPOIS ESTÁVAMOS JUNTOS GRAVANDO AI EM CAPANEMA, LOGO DEPOIS ENTROU O SANDRO LUIS NA GUITARRA E AI DEFINIMOS O SOM DA BANDA, SOMOS FÃS DE BANDAS DE SHOEGAZER E INDIE, ENTÃO FOI FÁCIL NOS ACERTAMOS E LOGO DEPOIS ENTROU O BENJAMIM NETO NO BAIXO QUE TAMBÉM PARTILHAVA DA MESMA IDEIA, DAI ESTAMOS COM ESSA FORMAÇÃO HÁ 3 ANOS, A NOSSA PRETENSÃO ERA FAZER O TIPO DE MÚSICA QUE GOSTAMOS DE OUVIR, ERA ESSA A IDEIA.

DEFINA A BELLE VALETINA.

DARLAN – UMA BANDA DE ROCK ALTERNATIVO COM INFLUENCIAS SHOEGAZE E GRUNGE.

VOCÊ JÁ ME CONTOU DE ONDE VEIO O NOME BELLA VALENTINA, MAS CONTE AOS LEITORES DO BLOG A HISTÓRIA DESTE NOME.

DARLAN – O NOME VEM DO FILME "O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR PARNASSUS" ACHEI INTERESSANTE, QUANDO LI EM UMA DETERMINADA HORA DO FILME E FOI BEM ACEITA, MANDEI O NOME VALENTINA PARA O GUITARRISTA DA BANDO O SANDRO E ELE DEU VÁRIAS OPÇÕES ACHAMOS ESSA A MELHOR.

FALE UM POUCO DOS REGISTROS DA BELLA VALENTINA, COMO FORAM AS SESSÕES DE GRAVAÇÕES E ONDE SE DERAM ESSAS GRAVAÇÕES?

DARLAN – BOM TEMOS O "SUBLIME" NOSSO PRIMEIRO EP QUE FORAM MÚSICAS DIGAMOS SOLTAS, GRAVADAS EM CAPANEMA E MIXADAS EM SÃO PAULO, E VÁRIAS MÚSICAS INACABADAS QUE AINDA FALTAM VOZ E ALGUNS ARRANJOS DE OUTRO EP MAIS BEM PRODUZIDO O "FLORENCE" QUE FICOU PERDIDO PELO TEMPO, ESSAS NOVAS GRAVAÇÕES SERÃO FEITAS NO OVERDRIVEROCK STUDIOO, COM A PRODUÇÃO TIAGO WANDERROSKY QUE FOI QUEM MIXOU O SUBLIME EM SAMPA.


PRA VOCÊ, QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FEITOS DA BELLA VALENTINA?

DARLAN – ACHO QUE SOMOS UMA BANDA DE POUCOS FEITOS, FIZEMOS BONS SHOWS E SHOWS RUINS TAMBÉM, MAS TEVE UMA BOA REPERCUSSÃO, TEM PESSOAS QUE VÃO A TODOS OS SHOWS QUE FIZEMOS AQUI EM BELÉM FORA NAMORADAS E ESPOSAS (RISOS), ACREDITO QUE O DISCO SEJA ALGO QUE VAI DAR UM “UP”, POIS GRAVAMOS APENAS UM EP O "SUBLIME". E QUEREMOS SAIR DESSE ESTADO DE INERCIA MUSICAL.

POR AQUI EM CAPANEMA SE CRIOU A FALSA IMPRESSÃO DE QUE REALMENTE TODO MUNDO PODE MONTAR UMA BANDA, E QUE ESTA BANDA VAI SER DESCOBERTA A QUALQUER MOMENTO POR UMA GRANDE GRAVADORA E FAZER MUITO SUCESSO, MAS NA PRÁTICA É BEM DIFERENTE, CONTE UM POUCO DAS FRUSTRAÇÕES E DIFICULDADES QUE TODA BANDA PASSA E QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO CHEGA A LUGAR NENHUM APÓS TOCAR DE GRAÇA OU PAGAR PRA TOCAR A VIDA TODA.

DARLAN – CARA ISSO É RIDÍCULO, ACONTECE EM TODO LUGAR, E O MAIS FODA É QUE VOCÊ AS VEZES ESCUTA UNS ABSURDOS HOMÉRICOS, DE ALGUMAS PESSOAS QUE ACHAM QUE VÃO SER O PRÓXIMO NIRVANA, OU O PRÓXIMO CPM 22 OU LOS HERMANOS, ACHO ISSO MUITO IDIOTA, POIS AS PESSOAS ACREDITAM MESMO NISSO...NÃO IMPORTA QUANTOS PROJETOS VOCÊ TEM OU COISA PARECIDA, SÓ TEM QUE TER EM MENTE QUE VOCÊ ESTÁ EM UM ESTADO PROVINCIANO NÃO TEMOS UMA CENA TÃO FORTE QUANTO FALAMOS OU ACHAMOS E NEM APOIO DEVIDO, SOMOS MINORIA E DEVERÍAMOS NOS APOIAR, E QUE SE VOCÊ NÃO METER A CARA PARA FAZER VAI FICAR SEM FAZER NADA COMO ACONTECE COM MUITAS DESSAS BANDAS, E TEM GENTE QUE JOGA PARA BAIXO EU PASSO POR ISSO COM PESSOAS MUITO PRÓXIMAS É MUITO CHATO, NÃO VÊ QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ALGO QUE DEVERIA TER UM MINIMO DE CONSIDERAÇÃO, NÃO SAIR POR AI SE DESFAZENDO DE QUEM TEM REALMENTE BOM SENSO NO MEIO MUSICAL E ESTÁ FAZENDO ALGO TOTALMENTE INDEPENDENTE, MAS INFELIZMENTE É ASSIM, CONHEÇO MUITAS BANDAS E PESSOAS ASSIM SABE BEM OBA OBA.

AO ACERTARMOS OS DETALHES PARA ESTA ENTREVISTA, VOCÊ ME FALOU QUE A BELLE VALENTINA ESTAVA ENCERRANDO SUAS ATIVIDADES, QUE VOCÊS IRIAM APENAS CUMPRIR UMA AGENDA DE APRESENTAÇÕES EM SÃO PAULO, E DEPOIS IRIAM SE SEPARAR. ISSO AINDA PROCEDE?

DARLAN – TÊM AINDA ALGUNS SHOWS A SE FAZER ATÉ MARÇO DO ANO QUE VEM ENTRE ELES UMA VIAGEM PARA SÃO PAULO CAPITAL E TIPO TAQUARITINGA E OUTA CIDADE QUE NÃO LEMBRO O NOME AGORA NO INTERIOR SE NÃO ME ENGANO, MAS QUEM ESTÁ VENDO ISSO É UMA PRODUTORA QUE ESTÁ TRABALHANDO ISSO PARA NÓS, A GEISE SOUSA, QUE MORA EM SAMPA E FICA MAIS FÁCIL, FORA ISSO A BELLA NÃO ESTÁ MAIS COM A MESMA FORÇA, PARECE QUE COMEÇAMOS BEM E FOMOS ESMORECENDO, POIS TEM MUITAS INFLUÊNCIAS EXTERNAS E ISSO ME DEIXA MEIO CHATEADO COM ALGUMAS COISAS, CONVERSEI COM OS INTEGRANTES E ACERTAMOS QUE ANTES DE TUDO VAMOS LANÇAR UM DISCO QUE ESTA ATRASADO HÁ ANOS, VAMOS ENTRAR PARA GRAVAR ALGUMAS MÚSICAS NO COMEÇO DE NOVEMBRO E TENTAR TERMINA-LO ATÉ JANEIRO, DEPOIS DESSA SUPOSTA VIAGEM ACREDITO QUE ENTRAREMOS EM OFF, PELO MENOS NÃO TOCAREMOS DURANTE ALGUM TEMPO OU TALVEZ NÃO COM A MESMA FORMAÇÃO.

AGORA EU GOSTARIA QUE VOCÊ FALASSE UM POUCO DE SUA ANTIGA BANDA, DE BRAGANÇA, A LIXO BRANCO QUE DEPOIS PASSOU A SE CHAMAR LARANJA MECÂNICA, QUE FOI UMAS DAS BANDAS MAIS SINISTRAS QUE EU JÁ VI AO VIVO COM DESTAQUE PARA SUAS PERFORMANCES NOS VOCAIS E A PRESENÇA DE PALCO DO DIVINO. ASSISTIR A UMA APRESENTAÇÃO DA LARANJA MECÂNICA FOI UMA DAS EXPERIÊNCIAS MAIS MARCANTES QUE JÁ VIVI, NEM TENHO COMO DESCREVÊ-LA AQUI. FALE DA FORMAÇÃO, QUE IDADE VOCÊ TINHA NA ÉPOCA, QUANTO TEMPO DUROU, ONDE ESTÃO OS OUTROS INTEGRANTES...?

DARLAN – BOM O "LIXO BRANCO" FOI O SEX PISTOLS DE BRAGANÇA (RISOS), DURAMOS UM ANO, MAS NESSE TEMPO FIZEMOS UM CERTA HISTORIA NO CENÁRIO QUE ATÉ ENTÃO NÃO EXISTIA NA CIDADE, ÉRAMOS JOVENS EU TINHA UNS 19 ANOS E TAMBÉM ÉRAMOS EMPOLGADOS COM O FATO DE ESTAR TOCANDO PUNK ROCK EM UMA CIDADE CONSERVADORA COMO BRAGANÇA, TINHA GENTE QUE NÃO PERDIA OS ENSAIOS, E FAZIAM DE TUDO PRA AJUDAR TAMBÉM TIPO CARREGAR INSTRUMENTOS E MONTAR EQUIPAMENTOS, TINHA O DIVINO NA BATERIA QUE PARECIA O DERRICK GREEN DO SEPULTURA, EU NOS VOCAIS E O CLAYDSON NO BAIXO E VÁRIOS GUITARRISTAS...A BANDA ACABOU QUANDO EU COMECEI A FAZER O PROJETO LARANJA MECÂNICA, ALGUNS SE ACHAVAM PUNKS DEMAIS PARA TOCAR AS MÚSICAS NOVAS E QUE MUDAVA COMPLETAMENTE O RUMO MUSICAL DAS COISAS, DAI NOS SEPARAMOS, COM ALGUNS EU ME DESENTENDI NO DECORRER DOS ANOS E NÃO MANTEMOS MAIS CONTATO.

VOCÊ TEM ALGUM REGISTRO DAQUELA ÉPOCA, VÍDEO, MÚSICA FOTOS?

DARLAN – NÃO NÃO, SÓ DE MUITAS BRIGAS ENTRE OS INTEGRANTES E BEBEDEIRAS, NÃO TEMOS NADA DAQUELE TEMPO, SÓ FICARAM AS LEMBRANÇAS DE SAIR PELAS CIDADES TOCANDO NOSSAS MÚSICAS E COVERS DE BANDAS COMO SEX PISTOLS...MUITAS VEZES SENDO EXPULSOS DOS BARES ONDE FICÁVAMOS DEPOIS DOS SHOWS SOB AMEAÇA DE MORTE COMO ACONTECERAM EM ALGUMAS CIDADES (RISOS)

AGORA FALE UM POUCO DA SUA IMPRESSÃO PESSOAL DA CENA INDEPENDENTE PARAENSE, MOSTRE UMA RADIOGRAFIA SEGUNDO SUA VISÃO DA ARTE DE SE TENTAR FAZER BOA MÚSICA NO PARÁ.

DARLAN – SE FAZER MÚSICA NO PARÁ É REALMENTE DIFÍCIL POIS OS APOIOS E AJUDA SÃO RAROS, VOCÊ TEM REALMENTE QUE MONTAR SEU CENÁRIO, ACHO INCRÍVEL BANDAS QUE NUNCA APARECEM E SÓ TOCAM QUANDO SE TEM UM FESTIVAIS TIPO O CCAA FEST FAZENDO AS BANDAS COMPETIREM, TUDO BEM É UM LANCE QUE É PARA MOSTRAR O CENÁRIO E OS MELHORES, MAS ALGUMAS DESSAS BANDAS ESTÃO INATIVAS DEPOIS QUE FICARAM NAS PRIMEIRAS POSIÇÕES OU ATÉ MESMO GANHARAM NA COMPETIÇÃO, ENFIM, ESSAS BANDAS NÃO TEM UM INCENTIVO REAL DE SAIR DO ESTADO OU COISA PARECIDA....TEM MUITAS BANDAS MARAVILHOSAS AQUI NO ESTADO EU COM ALGUNS AMIGOS FAZEMOS O TNT UM EVENTO VOLTADO PARA O AUTORAL PARA BANDAS ANTIGAS E NOVAS QUE ESTÃO MILITANDO PELO UNDERGROUND ESTAMOS NA 6 EDIÇÃO TOTALMENTE INDEPENDENTE, SEM NENHUM TIPO DE INCENTIVO, TEM COISAS REALMENTE QUE VALEM A PENA VOCÊ SAIR DE CASA PRA CONFERIR. ACREDITO QUE ALGUMAS BANDAS E PESSOAS DESCONHEÇAM O FATO REAL DE SE TER UMA BANDA AUTORAL QUE TEM UM BOM MATERIAL PARA MOSTRAR.
LINKS